O município de Pimenta Buteno recebe neste sábado, 5, a ação do drive-thru de testagem em massa para covid-19 que será realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida Cunha Buena. Serão disponibilizados para o drive-thru 1.200 testes e o atendimento será das 8 horas às 12 horas.

“Essa é uma estratégia do Governo de Rondônia para testarmos em massa a população do Estado, e isolarmos os casos positivos para quebrar a cadeia de transmissão do vírus; com isso, dando continuidade no crescimento econômico, ou seja, não recorrer ao fechamento do comércio. São duas ações que trabalham em conjunto pensando na saúde do Estado e no crescimento da economia ”, destaca o titular da Secretaria de Estado da Saúde, Fernando Máximo.

A testagem será exclusiva para pessoas que com síndrome gripal ou que tiveram contato com alguém infectado. O método utilizado será o antígeno, que consiste em um exame mais preciso com a identificação do coronavírus desde os primeiros dias de infecção, com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade. O processo é baseado na coleta de secreções nasais, por meio de swab (haste flexível com ponta de algodão).

Para o atendimento, a pessoa precisa apresentar de documento de identificação com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). (SecomRO)