Hangar municipal em Pimenta Bueno

Está previsto para o dia 01 de agosto o início dos voos domésticos, a ser realizados pela empresa aérea Azul, com as novas rotas dentro do Estado de Rondônia, que incluem os municípios de Ariquemes e Pimenta Bueno.

Os voos diretos entre a capital e as duas cidades serão feitos todos os dias da semana em um avião Cessna Grand Caravan.

Em Pimenta Bueno, a obra de construção da sala para embarque e desembarque de passageiros, ainda não foi iniciada. Ouviu-se muitos rumores de que no local onde será construída, no hangar municipal do aeroporto da cidade, estaria havendo suposta resistência de desocupação.

A reportagem do R1 esteve em pelo menos quatro setores da prefeitura de Pimenta Bueno, na busca de informações sobre a desocupação do patrimônio público e início da obra, pois o tempo é curto, e tratando-se de obra pública, imprevistos podem acontecer.

Na manhã desta segunda-feira (20), a reportagem do R1 conversou com o prefeito Arismar Araújo, e o mesmo esclareceu que em nenhum momento houve resistência por parte daqueles que estão utilizando o local.

Ao que tudo indica, a obra terá início nos próximos dias e será executada pelo município, por meio da secretaria municipal de infraestrutura e serviços públicos - SEMUSP, que tem como secretário, Ronipeterson kruger.

Ao que parece, o hangar municipal será dividido em dois lados, sendo um para sala de embarque e desembarque e o outro para atender os que estariam utilizando o espaço por inteiro.

A reportagem ainda não tem conhecimento se o local ao lado da sala de embarque e desembarque, será utilizado apenas para guardar outras aeronaves, como por exemplo um ou dois ultraleves, ou também, combustível de avião para abastecimento destes, pois a Avgas ou gasolina de aviação é um combustível de alta octanagem, evapora rapidamente e é altamente inflamável.

A prevenção de acidentes é um fator importantíssimo a ser levado em consideração, pois se tudo der certo, no aeroporto municipal haverá fluxo de pessoas, decolagem e pouso da aeronave da Azul diariamente.

Geralmente, nos fins de tarde em Pimenta Bueno, sempre se observa voos de paramotor, e os pilotos dessas aeronaves leves deverão ter cuidados redobrados.

Segundo a Azul o voo entre Ariquemes e Porto Velho vai ter duração de 55 minutos. Já o voo até Pimenta Bueno será de 1h50.

R1reporter