Foi anunciado na manhã desta quinta-feira, 17, por meio de transmissão ao vivo realizada pelo prefeito de Pimenta Bueno Delegado Araújo, dois casos suspeitos do novo coronavírus no município.

A enfermeira Gracielen Milomes que é Coordenadora do CPEC - Comitê Permanente para Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus, participou da transmissão e informou trata-se de um casal que chegou de viagem da cidade de São Paulo, e apresenta febre referida, tosse, dor de garganta, diarreia, cefaleia, produção de escarro e congestão nasal, “os dois casos são classificados como leves, não havendo recomendação para internação hospitalar. Como forma preventiva, o casal está em isolamento domiciliar e sendo monitorado pela equipe da saúde a febre e a dificuldade de respirar, caso vir a ter”. disse.

Na transmissão ao vivo, o prefeito enfatiza que o município está realizando ações estratégicas para agir no combate ao coronavírus. Medidas com relação a atendimento virtual, contratação de profissionais na área da saúde e a restrição de atendimento ao público na prefeitura a partir de segunda-feira (23), foram anunciadas pelo prefeito, “Não precisa vir na prefeitura, não precisa de pânico, a gente vai fazer as coisas de forma bem ordenada. Serão disponibilizados vários números para atendimento por whatsapp e teremos uma equipe preparada para que os atendimentos sejam feitos”.

A importância de o paciente somente procurar a Unidade Hospitalar se apresentar sintomas como febre, tosse e ou dificuldade para respirar, histórico de viagem recente para fora do país ou estados que tenham casos suspeitos de coronavírus, foi orientada pela enfermeira.

Assista o vídeo completo:

https://www.facebook.com/DelegadoAraujoPSL/videos/583482705844176/?v=583482705844176

Leia na íntegra:

Decreto n. 24.871 do Estado de Rondônia, de 16 de março de 2020, que decreta situação de emergência no âmbito da Saúde Pública do Estado de Rondônia em decorrência da propagação do novo coronavírus (COVID-19).

http://pimentabueno.ro.gov.br/uploads/arquivo/decreto-numero-24.871-covid-19.pdf

Decreto nº. 5.578/2020 do Município de Pimenta Bueno, de 16 de março de 2020, que decreta situação de emergência no âmbito da Saúde Pública do Município de Pimenta Bueno.

http://pimentabueno.ro.gov.br/uploads/arquivo/DECRETO-5.578-2020-CORONAVIRUS.pdf

Covid- 19 Previna-se! 

- Lave bem as mãos com água e sabão;

- Use álcool em gel;

- Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e boca com o antebraço;

- Evite aglomerações;

 - Mantenha os ambientes bem ventilados;

- Não compartilhe objetos pessoais.

 

Prefeitura de Pimenta Bueno