Na manhã desta sexta-feira (17) foi realizada na Unidade Básica de Saúde, Pastor Jonas, no bairro Jardim das Oliveiras, uma ação de controle da HANSENÍASE, pela enfermeira e Coordenadora Municipal do Programa de Controle da Hanseníase (PCH), Rose de Giuli, para informar e alertar a população sobre os principais sinais e sintomas da doença.

De acordo com a Coordenadora de Atenção Básica Juliana Biazatti, é importante que o cidadão procure uma UBS o mais rápido possível, ao observar no corpo, manchas com características indolores, um dos sintomas da doença, “possuímos equipes treinadas para realizar a avalição e encaminhar o paciente brevemente para tratamento e assim evoluir para cura”.

A HANSENÍASE é uma doença provocada por bactéria, bacilo de Hansen, que acomete principalmente os nervos e a pele. Os sinais e sintomas são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com diminuição ou perda da sensibilidade (dormente). Pode atingir qualquer parte do corpo. É transmitida pela pessoa com a doença na forma avançada e sem o tratamento, por meio das vias aéreas superiores, através da tosse, fala e espirro.

Não fique na dúvida, prevenir é sempre a melhor opção, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

A Hanseníase tem CURA!  O tratamento é GRATUITO e ofertado pelo SUS.

Assessoria 

max-width:100%; height: auto;

 

max-width:100%; height: auto;