O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, divulgou no fim desta semana a lista preliminarcom os nomes dos brasileiros com diplomas do exterior pré-selecionados no programa. Em Rondônia, 14 municípios tiveram candidatos para um total de 17 vagas.

Ao todo, foram 4.041 profissionais que se candidataram às 600 vagas remanescentes em todo o país. Os candidatos, conforme prevê o edital, tiveram sua formação no exterior.

A lista divulgada pelo MS conta com 589 nomes de candidatos alocados, além de outros 589 que também terão a documentação analisada.

Essa seleção, conforme o governo, é referente as vagas remanescentes do último edital, publicado em 10 de maio, onde 2.149 vagas foram ofertadas. No entanto, somente 1.549 vagas foram ocupadas. Desse número, o governo afirma que 1.516 novos profissionais já estão atuando em mais de 800 cidades pelo país.

Segundo o MS, os profissionais selecionados deverão atuar em áreas com altos índices de vulnerabilidade e de difícil acesso como populações ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas. Em Rondônia, 12 municípios do interior entraram nessa lista.

Todas as 17 vagas divulgadas para o estado tiveram candidatos atendidos. A próxima fase agora é análise da documentação pelo MS até o fim do processo de seleção. Já a publicação final virá no dia 19 de agosto.

Conforme o edital, os candidatos aprovados após a fase de recursos e que já tiverem o registro médico emitido pelo MS poderão começar a atuar na atenção primária até o dia 30 de agosto, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já os demais terão que passar por um módulo de acompanhamento, incluindo a realização de provas e uma orientação sobre os protocolos e procedimentos a serem seguidos.

cronograma prevê que todos os aprovados iniciem o trabalho de atendimento à população até 2 de outubro deste ano.

Por G1 RO